Mapeamento Sonoro
A Jal quer auxiliar o poder público a mapear ruído urbano nas cidades brasileiras, a fim de combater a poluição sonora. Esse planejamento será útil na infraestrutura de transportes, ferrovias, aeroportos, rodovias, metrô e favorecerá o setor de entretenimento como bares e restaurantes, e contribuirá na redução de ruído, tanta na fase de projeto como de obras em uso.
Um dos passos mais importantes na elaboração de projetos acústicos é realizar um mapeamento sonoro da região da construção.
A expansão dos grandes centros urbanos no Brasil trouxe junto o crescimento populacional e, consequentemente, a ampliação de projetos habitacionais e da frota de veículos. O resultado é o aumento dos ruídos gerados em ruas e avenidas. Preocupadas com o atendimento das exigências de conforto acústico da Norma de Desempenho para edifícios habitacionais (NBR 15.575) as construtoras vem atentando para esse fato.
O mapa acústico é uma ferramenta fundamental para estudo, diagnóstico e gestão do ambiente sonoro.
O mapeamento sonoro permite levantar dados e realizar simulações que servem de apoio para o desenvolvimento dos projetos com objetivo de buscar soluções, materiais e sistemas construtivos que proporcionem melhor desempenho acústico.
Os mapas sonoros são feitos com a ajuda de cartografia e simulações de computador, além de softwares que simulam o impacto das diversas fontes de ruído no novo empreendimento. Eles podem ser realizados em diferentes escalas, desde pequenos quarteirões até cidades inteiras.
Solicite um orçamento
para o seu projeto
*Faça o upload do arquivo do seu projeto.
O que nossos clientes
falam sobre nós
Dalmo Rodrigues da Silva
Técnico do Orgão Ambiental do Distrito Federal - IBRAN
Físico e Professor Universitário
Pesquisador em Acústica Ambiental